quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Arte e Afins


























Neste ano, de março a julho, pintei na Vila Olímpica de Queimados, o maior painel linear da baixada fluminense com 421 mt, e o 2º maior da América latina (fonte: Jornal O Globo), sendo que o maior está localizado em São Paulo, e possui 431 mt e foi feito por 140 artistas, fiz também diversos murais em outros locais da cidade de Queimados, desde 2003, como a pintura de arte do “Corredor Cultural”, o painel da FAETEC e etc, tendo sido inclusive destaque com a exposição " Baixada em Alta" no Fórum Mundial de Educação que aconteceu em abril de 2006 no Sesc de Nova Iguaçu – RJ, com a arte desenvolvida no Corredor Cultural em Queimados. Desenvolvo também um trabalho social com desenho e grafite com crianças e adolescentes carentes em desde 2006, sendo hoje uma referência positiva na baixada fluminense reconhecido por entidades do 3º setor de São Paulo, pelas mídias: Rede Bandeirante de Televisão, os jornais O Globo, O Dia, Extra, sites Viva Favela - Viva Rio, Revista Kalunga, Revista do Corpo de Bombeiros do RJ entre outros, participei do Projeto “Artes contra as Drogas” em Queimados em 1997 onde tirei o 1º lugar com o mural que pintei, sendo que venho militando a arte como meio de agregador social e cultural a mais de 20 anos onde neste ínterim, criei o projeto Sou KPAZ, esse projeto, um modelo inovador de desenvolvimento social, tem entre suas principais finalidades:

1: Tornar o espaço urbano mais aprazível por meio de intervenções artísticas nos muros da baixada fluminense e zona oeste do Rio de Janeiro.













2: Convidar à reflexão trabalhadores, moradores e transeuntes que eventualmente cruzarem com as obras de arte, uma vez que as mesmas trazem, via de regra, mensagens de cunho educativo e social.

3: Divulgar o Projeto Sou KPAZ, uma oficina de arte destinada à educação artística de crianças e adolescentes em caráter permanente visando a transformação social de gerações futuras.

4: Divulgar a marca de possíveis patrocinadores do projeto cujas empresas desenvolvam uma administração consciente incorporando justiça social em seus investimentos, esses, partícipes nessa cruzada em prol da melhoria da vida comum por meio de ações com resultados estéticos imediatos e frutos sociais a longo prazo nesse maravilhoso e auspicioso projeto.





Um comentário:

  1. Muito legal esta reportagem. Parabéns. Como tem artista perdidos por este imenso país.

    Comentário por Celeste Cruz — 5 de maio de 2009 @ 16:17

    Caramba!!!
    Que trabalho bacana!!!!

    E de pensar que muitas pessoas não valorizam o que a Baixada Fluminense pode oferecer!!!!

    Parabéns!!!

    Comentário por Karen Dias — 6 de maio de 2009 @ 11:58

    Trabalhos como esse mostram o poder da arte e do esporte no desenvolvimento social. Iniciativas desse tipo merecem ser divulgadas sempre. principalmente com um texto claro e gostoso de se ler! Parabéns!

    Comentário por Fernanda — 6 de maio de 2009 @ 18:59

    Muito legal a matéria!! Acho muito importante publicar essas iniciativas!! Parabéns Cláudio

    Comentário por Renata Sequeira — 13 de maio de 2009 @ 16:51

    Fico feliz por ter pessoas que se entregam por amor a arte como os artistas plásticos Luis Caio e Marcos Barreto realizadores desta tão importante obra de arte, pois como artista e morador da baixada fluminense me orgulho, pois agora temos o maior painel de arte de todo o Rio de Janeiro e o 2º da america latina, é demais cara, e parabens a todos que acreditaram neste grandioso marco para a baixada tão sofrida, porém muito especial, dando o apoio a tão grandioso e belo trabalho.

    Comentário por Thomas Ravelly — 18 de maio de 2009 @ 20:00

    LINDAAAAA SUA ARTE ,SOU MURALISTA E ADMIRADORA DE QUEM FAZ ESSE TIPO DE ARTE ,PARABENS GAROTO PARTICIPO DO PROJETO ARTE E IDENTIDADE CULTURAL NO RS TEU TRABALHO É 10 .

    Comentário por MARISTEL — 19 de junho de 2009 @ 21:02

    ResponderExcluir